A Parabolé Educação e Cultura é uma casa de soluções culturais e educacionais, fundade em 2008, com o objetivo de promover arte e cultura como elementos de transformação do cotidiano. Para isso, a Parabolé concebe e realiza espetáculos, CDs, livros, filmes, oficinas, cursos e palestras, direcionados principalmente a crianças, adolescentes, pais e educadores.
A Parabolé é composta por arte educadores e produtores culturais que se dedicam à promoção da cultura brasileira. Seus projetos utilizam referências estéticas contemporâneas e evocam também conteúdos pertencentes às tradições populares. Tem como clientes empresas, escolas, secretarias municipais e estaduais de educação, cultura e assistência social.
Valendo-se da integração de diversas linguagens artísticas, idealiza e desenvolve ações culturais que apresnetam interesse educacional e social.
Intervindo no cotidiano das instituições de forma criativa e estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação, a Parabolé é reconhecida atualmente como uma empresa altamente profissional, do seu papel social, respeitada pela originalidade e alcance de suas ações.
Com investimento de recursos próprios e por meio das leis de incentivo à cultura, empreendeu mais de 50 projetos culturais ao longo de seus 8 anos de existência, excursionou por 8 estados brasileiros e recebeu diversos prêmios.
Diante do constante envolvimento e aperfeiçoamento no universo das linguagens da infância, a Parabolé promove cursos e palestras para pais e educadores visando a ampliação do repertório pedagógico.
Em 2011, crou a Parabolé Editora, empresa que publica e distribui títulos literários, musicais e audiovisuais. Com a editora, os projetos da Parabolé alçam voos ainda maiores, percorrem novas distâncias socioculturais e beneficiam um público mais abrangente.
A Parabolé mantém atualmente 10 espetáculos infantis em circulação, que são apresentados dentro das escolas, favorecendo o acesso de plateis diversificadas. Mais de 20 modalidades de oficinas são oferecidas em diferentes projetos culturais e em serviços realizados para secretarias municipais da região. Atua também com a circulação das atividades culturais e educacionais e instituições como o Sesi, o Sesc e outras entidades do terceiro setor.