O mês de setembro é conhecido como o mês do Alzheimer.
Normalmente nesse período as associações em geral realizam programações específicas para divulgar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 21 de setembro, em todo o País, data instituída pela ADI (Alzheimer’s Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer no mundo.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é uma oportunidade para sensibilizar a população em geral, entidades públicas e privadas de saúde, bem como os profissionais da área para essa doença que acomete mais de 1,2 milhão de brasileiros.
OBJETIVO
O Instituto Alzheimer Brasil foi fundado com a missão de “reduzir” o impacto da Doença de Alzheimer e de outras formas de demência relacionadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas, de seus familiares, cuidadores e da sociedade em geral.
• Promover a assistência social, a educação e a saúde;
• Melhorar a consciência pública e a compreensão da Doença de
Alzheimer e de outras formas de demência na comunidade em
geral através de ações sócio-educativas;
• Capacitar profissionais interessados nas demências;
• Defender os direitos das pessoas idosas, especialmente das
portadoras de demência;
COMO?
Criar uma marca especifica para a Doença. Algo como a campanha de câncer de mama, que hoje tem um símbolo e já é conhecido em todo lugar inclusive por ser o chamado de Outubro Rosa.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer, não deve ser lembrado apenas como um dia triste, de dor, mas deve ser o dia para lembrar que onde existe luz, onde existe pequenas lembranças, ainda existe carinho, ainda existe…
Esperança
A esperança se mantem acessa até mesmo por uma pequena fagulha.
E com cuidados corretos, paciência, e carinho, essa fagulha só aumenta.